Oficina de Fotografia Documental

“A fotografia nasce do equipamento para trás”.

Foi esse o conceito que permeou a Oficina e as diárias de produção das fotografias que serão vistas nesta galeria. Mas, qual é o significado dessa formulação?

A imagem estereotipada de um fotógrafo perpassa pelo vislumbre no equipamento grande e ostensivo. Existem, de fato, acessórios de fotografia que proporcionam melhores condições de se fotografar.

Porém, esses recursos técnicos não substituem o que é mais importante e necessário para obter uma imagem significativa: os sentidos.  E não somente a visão mas, ainda antes, a audição. 

Como disse o poeta Manoel de Barros é “difícil fotografar o silêncio”. Mas fizemos nossas incursões pelos diversos locais de Águas Belas em busca de carregar as imagens com essas sensações e tendo celulares apenas como um vetor que materializasse essa transmissão.

Com o recorte do Patrimônio Cultural, cada participante sugeriu algo que considerasse importante de ser registrado em sua comunidade e através da confecção de mapas mentais montamos os roteiros para o trabalho de campo.

Dentre os temas, pessoas e lugares definidos na pré-produção, foram formados grupos com diferentes objetivos fotográficos, como retratos, instrumentos de trabalho, fachadas e detalhes que trouxessem imagens narrativas, possibilitando uma multiplicidade de olhares sob um mesmo tema.

O exercício da escuta foi o elemento primordial antes de qualquer ação de registro, pois era preciso entender através da experiência vivida a importância do momento fotográfico.

Foi então que ouvimos os sons da pesca, provamos o gosto da renda, sentimos os cheiros das lutas cotidianas, tocamos as paisagens naturais e vimos o passado, o presente e o futuro. O resultado foi a descoberta de fotógrafas e fotógrafos sensíveis e dispostos a imergir um pouco mais em seu próprio contexto.

Concebida e executada pela Panamérica Filmes em parceria com a Semente dos Sonhos e o Instituto Nordeste Cidadania, a Oficina de Fotografia Documental atingiu o número total de mais de mil fotos, das quais foram escolhidas 24 para serem expostas e compartilhadas com a comunidade.

Rolar para cima