Em setembro, a ONU Meio Ambiente, abriu inscrições para participação de grupos voluntrários em todo país na Semana Mares Limpos, visando ações de limpeza de praias, rios, parques, mangues.
Fizemos nossa inscrição, e no sábado, dia 21 de setembro, fomos a praia, com cartazes, conversando sobre os plásticos nas águas, sobre a necessidade de não só recolher e reciclar o lixo, mas reduzir a quantidade de lixo produzido.
As pessoas que estavam na praia acolheram prontamente nossa solicitação de apoio. Entregamos sacos de papel que foram devolvidos com o lixo recolhido nas proximidades da mesa que ocupavam. Ficamos impressionados com as quantidades de canudos, tampas plásticas e de metal, baganas de cigarros, copos descartáveis. Para efeito de formulário enviado por meio do site da campanha, precisávamos contar os resíduos, discriminando-os. As informações sobre o lixo coletado tinham por objetivo sensibilizar governos e sociedade sobre o problema da poluição plástica.
Como parte das ações do projeto Heróis do Lixo, o engajamento nesta campanha nos faz refletir sobre a importância da união pela conscientização em relação ao lixo e a proliferação nos mares, nas areias, nos mangues.




